quarta-feira, 1 de agosto de 2007

O Pólo Norte pelas lentes do celular


É com o celular que Bárbara Jéssica Paes, 14 nos, registrará sua visita aos cantos mais gélidos do Norte do planeta.

A viagem
A adolescente representa o Brasil em uma expedição ao Pólo Norte, promovida pela KBS, emissora de TV da Coréia do Sul, em parceria com outras de oito países (TV Cultura e TVs públicas da Itália, França, Austrália, Japão, Bangladesh e Quênia.) Cada país participante enviou um adolescente.
A viagem durará 11 dias e passa pelo Reino Unido, Noruega e o Pólo Norte. Os participantes visitarão bases científicas e assistirão a um seminário de Al Gore, o ex-cadidato à presidência dos EUA e autor do livro e do curta-metragem "Uma Verdade Inconveniente", atualmente ícone da causa ambientalista. Ela embarcou ontem (terça-feira, 28 de julho de 2007).

O celular
No dia anterior (27), ela estreou um blog onde já postou algumas fotos (que parecem terem sido feitas por ela).
Em seu primeiro post, ela diz: "Na bagagem vou levando um aparelho celular que me permite acessar internet a qualquer momento, enviar fotos, e-mails e vídeos. É com ele que vou documentar todos os detalhes da minha viagem."
Os logos da operadora TIM e da fabricante de celulares Nokia aparecem no template com a legenda "Apoio à produção".
Um detalhe curioso: uma nota da TV Cultura, publicada no blog, informa que no Pólo Norte não há sinal para celular, e a comunicação com ela ficará limitada durante sua estadia por lá. Isso me leva a concluir que, muito provavelmente, a menina usará o aparelho apenas para fotografar e precisará de um computador para colocar as imagens no blog.
Bacanérrima a iniciativa das emissoras e muito boa sacada das empresas de celular de apoiar o projeto.
A dica é da Pudim, conhecida profissionalmente como Thaís Pontes (http://canaljovem.blig.ig.com.br/), editora do canal Jovem do iG.

Update
A assessoria da Nokia informa que o modelo levado pela Bárbara é um N95, equipado com uma câmera de 5 megapixels (a maior resolução disponível) (lente profissional Carl Zeiss e zoom digital 20x) e GPS. O aparelho pesa 120g e tem dimensões de 99x53x21 mm.

Um comentário:

Daniela disse...

Oi Cíntia, legal você levantar essas notícias, são importantes para o trabalho. Na monografia pode ir uma avaliação crítica do blog, vamos pensar nisso. Abs