quinta-feira, 19 de julho de 2007

UOL: Erro assumido e escancarado


O acidente da TAM sucitou um frenesi nos sites de notícias - como é comum em situações como essa.
Foi nesse contexto que o UOL patinou na hora de publicar conteúdo colaborativo: foi divulgada uma foto falsa com uma pessoa se jogando do prédio em chamas. Procurei bastante pela tal fotomontagem, citada no erramos do UOL, mas não encontrei. Imaginei que iria acabar encontrando em algum blog mais tarde, postada por algum internauta ágil. Qual não foi minha surpresa ao, hoje pela manhã, vê-la no blog Ombudsman do UOL (o toque foi dado pelo Gui Felitti).
Lá estava o printscreen da home no momento em que a foto falsa estava em destaque, a fotomontagem em si ampliada e a original. Tereza Rangel, responsável pelo blog, abordou a situação de forma crítica e completa, a meu ver. Publicando trechos de e-mails de leitores e do diretor de notícias do UOL (Rodrigo Flores), Falou sobre os leitores que vêem no apelo ao leitor (“Mande fotos”) uma insensível exploração da desgraça alheia, da seriedade da falta de apuração da fotomontagem e da posição do site ao lidar com o erro.
Sua postura em relação ao jornalismo colaborativo me pareceu um tanto conservadora, assim como a dos leitores cujas mensagens foram citadas (um deles chega a sugerir que o UOL ponha um fim nos canais de conteúdo colaborativo). Mas, como cita o próprio Flores, o debate é bem-vindo.
Na minha opinião, a publicação dessa imagem foi realmente um desastre, ainda mais dada a dimensão da tragédia. Uma brincadeira de muito mau-gosto do internauta (que se identificou no momento do envio como Junior Ferrarye) e um deslize vergonhoso da redação do site, mesmo que seja uma tarefa complicada apurar uma foto amadora (como me explicou Juca Varella, do Fotorepórter/Estadão).
Assumir o erro com uma postura tão sincera, crítica e intolerante como fez Rangel é um exemplo bacana e mostra respeito pelo leitor. O mínimo que poderia ter sido feito.

Nenhum comentário: