quarta-feira, 30 de maio de 2007

Fotojornalista versus Cidadão Repórter

Lado a lado na mesa, Juca Varella, sub-editor de fotografia do Estado de S. Paulo e responsável pelo projeto Foto Repórter, e Rubens Chiri, presidente da ARFOC (Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo). Juca explicou como funciona o FR, mostrou a evolução desde a criação, em outubro de 2005, até os dias de hoje e destacou as melhores imagens feitas por cidadãos, aquelas que nenhum profissional conseguiu. Chiri mostrou o lado dos profissionais: crítica diante da abertura da mídia para conteúdo fotográfico colaborativo. Falou do que Juca chamou depois de reserva de mercado, mostrou o receio de que os cidadãos abarrotem ainda mais o já lotado mercado de fotojornalistas e destacou as piores imagens (com menos conteúdo jornalístico) da galeria do FR no site.
A idéia da ARFOC era trazer para fora dos bastidores as conversas de bar da categoria a esse respeito, e a escolha de Juca, ao mesmo tempo colega e partidário do fotojornalismo colaborativo, foi mais que acertada.
O presidente lamentou, no entanto, a falta de colegas no encontro. Verdade. Dos cerca de 44 lugares no auditório, apenas pouco mais de 20 estavam ocupados.
Ainda assim, a discussão foi produtiva, sincera e pacífica, apesar de os dois lados terem opiniões fortes e sólidas. O público, formado por fotógrafos e estudantes de jornalismo, mostrou a mesma preocupação de Chiri.
Antes do começo do envento, conversei com o Juca por meia hora, o que já vai dar um belo avanço no meu trabalho. Mas a melhor coisa da noite foi conhecer os não-entusiastas do jornalismo colaborativo e poder enriquecer meu estudo com o outro lado da moeda.

3 comentários:

Cauã Taborda disse...

Wow, um debate que não se participa sempre. Me lembra um debate que aconteceu no Mackenzie sobre o espaço que os jornalistas estão perdendo... realmente foi uma oportunidade muito boa para avaliar os dois lados... Estou curioso para ver seu trabalho terminado... precisamos conversar um dia desses...tenho uma idéia para meu TGI que viria a calhar para ambos acredito...abraço

Anônimo disse...

Cíntia, não te parece óbvio que fotógrafos, estudantes, enfim, boa parte da platéia concordasse com Chiri? Ora... é, no mínimo, covarde realizar um debate assim NA ARFOC.

Anyway, só uma correção. Quem propôs essa conversa foi o Juca, há mais de um ano, quando o projeto do Foto Repórter foi implementado. Segundo ele, a conversa de esclarecimento só não tinha acontecido em função da ARFOC não querer. Conversamos sobre isso na entrevista que ele deu ao OhmyNews.

Mas adoro esses coleguinhas jurássicos. As provocações deles só nos fazem repensar e aprimorar ainda mais o jornalismo colaborativo.

Legal tu teres participado. Certamente isso ajudará muito no teu trabalho!
beijos

Anônimo disse...

Cíntia, vistes esse material?
http://www.garotasemfio.com.br/
beijo